tag:blogger.com,1999:blog-9111151282878372332.post1480982199207554305..comments2023-11-15T15:18:47.022-08:00Comments on Preservação audiovisual: Trabalhos de alunos - 02Rafael de Lunahttp://www.blogger.com/profile/14800096006232655352noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-9111151282878372332.post-1276993344585125872014-10-13T09:02:07.409-07:002014-10-13T09:02:07.409-07:00Parabéns Rafael pela iniciativa do blog . É muito ...Parabéns Rafael pela iniciativa do blog . É muito importante para que as empresas proprietárias de acervos e donos de obra saibam exatamente que estes conteúdos não são eternos e estão sob forte ameaça de nunca mais serem reproduzidos . <br /><br /> Já trabalho com áudio profissional a mais de 25 anos , diretamente na parte técnica e com alguma propriedade no assunto posso aqui afirmar que não basta estas mídias estarem acondicionadas em lugares corretos de temperatura e UR controlados . O motivo principal é meio onde estas mídias podem ser reproduzidas e principalmente a escassez de material humano especialista no assunto . <br />Com as novas tecnologias estes formatos analógicos foram logo suprimidos e se tornando peças de museu , mesmo toda a sua qualidade reconheçida .<br />Por isto em 2009 decidi abrir a Doctor Labs empresa que atua diretamente neste segmento .<br />Onde possuo e mantenho os mais importantes formatos já utilizados pela industria fotográfica .<br />Faço o tratamento adequado para os tapes ficarem aptos para pronta reprodução e digitalização .<br />Já digitalizamos trabalhos e acervos de diversos artistas do cenário brasileiro .<br />Também possuímos uma gestão deste conteúdo no âmbito digital . <br /><br />Sidney Costa <br />Proprietário da Doctor Labs 21-992259461Responsável técnico Sidney Costahttps://www.blogger.com/profile/04421648261300636942noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9111151282878372332.post-62578970237750183912011-07-06T08:11:29.034-07:002011-07-06T08:11:29.034-07:00Prezado Rafael de Luna:
Quero parabenizá-lo pelo e...Prezado Rafael de Luna:<br />Quero parabenizá-lo pelo excelente blog.<br />Busco informação sobre LABORATÓRIOS DE RESTAURAÇÃO DE ÁUDIO [FITAS MAGNÉTICAS]. Ouvi dizer que a UNICAMP oferece serviços de restauração da parte física deste tipo de suporte para documentos de áudio. Tenho urgência na informação, pois trata-se de um importante acervo ligado à area municipal [2.000 fitas magnéticas pertencentes a uma emissora de rádio]. Há empresas especializadas em restauro de Tapes Magnéticos?JairoAlvimhttps://www.blogger.com/profile/08386453171517754319noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9111151282878372332.post-15020985553183862922009-06-29T13:02:29.047-07:002009-06-29T13:02:29.047-07:00Obrigado pelo seu excelente comentário, Téder. Seu...Obrigado pelo seu excelente comentário, Téder. Seu trabalho consciente na TV Cultura serve de exemplo para as demais emissoras do país.<br /><br />Um abraço,<br /><br />RafaelRafael de Lunahttps://www.blogger.com/profile/14800096006232655352noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9111151282878372332.post-50452011980618790732009-06-29T12:04:55.219-07:002009-06-29T12:04:55.219-07:00Parabéns pelo trabalho. Principalmente pelo detalh...Parabéns pelo trabalho. Principalmente pelo detalhamento das rotinas que compõem um Centro de Documentação e seu Tráfego de Fitas. A gestão de um acervo de vídeo, principalmente em uma emissora de televisão, requer além do conhecimento técnico de conservação, considerar o negócio da empresa: produção de conteúdo inédito e diário e os custos que isso representa. É fundamental em um acervo dispor de fitas destinadas exclusivamente para o processo de captação, outras para edição/exibição, e por fim fitas de arquivo. O processo de reutilização de fitas brutas e editadas, após a devida seleção do material e arquivo e a correta limpeza e desmagnetização via TapeCheck, é um procedimento natural e totalmente necessário em uma Televisão. Duplicar as fitas de arquivo para que somente uma versão possa ser manuseada encarece sobremaneira o arquivo, mas é uma das melhores saídas, até mesmo para evitar o choque de temperatura ao trafegar essas mídias. Além do desgaste natural e o risco de dano a cada passagem física dessa película por equipamento, seja para visualização ou edição, e a própria degradação em face aos anos de arquivo. Essas e outras razões nos motivaram a buscar na digitalização (migração de suporte) equacionar itens como custo de manutenção, acesso, durabilidade e preservação. Teder Muniz Morás – Cedoc FPA (TV Cultura).Unknownhttps://www.blogger.com/profile/16873315953592105997noreply@blogger.com