segunda-feira, 29 de junho de 2009

Fitas VHS jogadas no lixo

A loja da Video & Cia, em Icaraí, talvez seja a mais tradicional videolocadora de Niterói. Ela era conhecida pelo seu enorme acervo, repleto de filmes europeus e brasileiros, além dos lançamentos de praxe do cinema americano. Até bem pouco tempo atrás, era uma das poucas locadoras que ainda mantinha um acervo de fitas de vídeo VHS. Como professor da UFF, utilizei e recomendei aos meus alunos a locadora, onde podia se encontrar filmes brasileiros não lançados em DVD. Exibi algumas vezes em sala de aula a fita de Eles não usam black-tie (Leon Hirszman, 1981), que só foi lançado em DVD em 2007, e também de Pixote, a lei do mais fraco (Hector Babenco, 1980), até hoje indisponível em suporte digital. Isso sem falar das coletâneas de curtas-metragens lançadas pela Funarte nos anos 1990, além de outras raridades nacionais como filmes da Boca do Lixo e do Beco da Fome.

Sofrendo pressão da especulação imobiliária que assola Niterói, a videolocadora na esquina da rua Presidente Backer e Tavares de Macedo teve que desocupar a casa de dois andares - que se transformará num mini-shopping center (foto de Pedro de Luna) - e sua dona simplesmente mandou jogar no lixo todo o acervo de fitas VHS. Seu igualmente significativo acervo de DVDs agora se encontra um tanto espremido em uma outra loja, bem menor, na rua Gavião Peixoto.

3 comentários:

www.cinenostalgia.blogspot.com disse...

Olá!Meu nome é Lucimar, vc deve lembrar de mim lá da Video e Cia,eu era consultora. Eu também me sinto jogada fora, e todos os anos de cuidado com aquele acervo.Fiquei muito deprimida com a situação de posta na rua depois de 18 anos de trabalho, mas com a ajuda de amigos estou me recuperando. Montei a minha própria locadora há 20 dias e estou refazendo meu acervo, com o mesmo cuidado de antes,sou cinéfila declarada.Já tenho condições de oferecer um acervo muito bom e este mes receberemos mais coisa boa.Tenho alguns filmes que nem tinha lá... Por favor,entre no nosso blog (ainda não definitivo) www.cinenostalgia.blogspot.com
meu telefone 2729.4910
Um abraço e muito obrigada pois me senti confortada com o seu protesto

Rafael de Luna disse...

Oi, Lucimar. Obrigado pelo seu comentário. É bom saber que Niterói tem mais uma locadora cujo acervo vai além dos lançamentos de sempre. E parabéns pelo blog!
Um abraço,

Rafael

Unknown disse...

Boa tarde, Rafael. Sou a Lu Andrade. Volto a te contactar, dessa vez com uma nova concepção de Vídeo Locadora. A Cine Nostalgia Delivery. A 1ª locadora Delivery de Niterói. Gostaria que você, por favor divulgasse. Tenho filmes pouco conhecidos do grande público: Hitchcock, Truffaut, Polansck, Pasolini, Kubrick, Andy Warol, Tod Browning, William Wyler, e documentários como Ônibus 174 e O Rei dos Beats de Jack Keroauc e fiolmes com Talulah Bankhead e muitos mais. Terei um enorme prazer em atendê-lo no tel. 2729-4910 em diversos horários, e aos domingos , feriados. Locação de preço único, sem cobrança de atraso,devolução a critério do cliente, mantendo-se o bom senso. Nosso site, ainda sendo elaborado, será divulgado em breve. Email para contato: cinenostalgiadelivery@hotmail.com Um abraço, Lu Andrade.