domingo, 17 de junho de 2012

Caroline Frick no 7º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros


A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto inicia, nesta quinta-feira, o 7º  Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros. Tradicional espaço de discussão sobre a preservação audiovisual no Brasil, este encontro marca o retorno de Hernani Heffner à curadoria do evento, tendo como destaque a presença de renomados convidados internacionais.
Um dos principais nomes é o da professora e preservadora Caroline Frick, autora do extraordinário livro Saving Cinema: The Politics of Preservation (Oxford University Press, 2011). Seu trabalho, com um viés histórico, busca repensar a teoria e o método de preservação cinematográfica. A autora aponta a transformação do "arquivo" num tópico quente nas universidades como parte de um fenômeno acadêmico recente. Mas constata também a crença atual no senso comum do valor da preservação audiovisual. Indicando algo claramente perceptível nas edições do próprio Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais na CineOP, Frick escreve: “O refrão mais comum é que o filme tem um valor inerente como patrimônio cultural”.
Mas o que ela mostra, de forma brilhante, em seu livro, é como a preservação audiovisual não é algo natural ou lógico, mas constitui-se num discurso construído e evocado em épocas determinadas por pessoas específicas com interesses particulares. Crítica da postura centralizadora das grandes cinematecas nacionais que, através da FIAF, se apropriaram do discurso da Unesco tentando restringir a criação e o desenvolvimento de pequenos arquivos regionais, a própria Frick é uma das fundadoras do Texas Archive of the Moving Image. Este pequeno arquivo é dedicado tanto a filmes de Hollywood e do exterior com imagens sobre o Texas, quanto a filmes familiares e industriais, produção televisiva regional e produtos dos cine-clubes locais.
Nem é preciso dizer como suas idéias são importantes como contribuição para o debate sobre a situação da preservação audiovisual no Brasil.

Abaixo a programação do evento. Mais informações em http://www.cineop.com.br/

SEMINÁRIO
DIÁLOGOS DO AUDIOVISUAL
Data: 21/06 | quinta
Hora: de 16h às 18h30
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação direcionada aos participantes do Encontro Nacional de Arquivos
1ª reunião de trabalho dos participantes do Encontro Nacional de Arquivos
Coordenação: Diretoria ABPA
- Apresentação de relatório de atividades da ABPA 2011/2012
- Breve relato da pauta e dinâmica das reuniões de trabalho

ABERTURA OFICIAL DO SEMINÁRIO E DO 7º ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
Data: 22/06 | sexta
Hora: de 09h30 às 11h
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação aberta ao público e aos participantes do Encontro Nacional de Arquivos.

PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL: PANORAMA ATUAL
Data: 22/06 | sexta
Hora: de 09h30 às 11h
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Quais as políticas públicas, critérios e procedimentos gerenciais para a manutenção e acesso público aos acervos e arquivos no âmbito da preservação audiovisual?
Convidados:
- Ana Paula Santana – Secretária do Audiovisual – Ministério da Cultura – DF
- Carlos Magalhães - Diretor Executivo da Cinemateca Brasileira - SP
- Marília Franco – Presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA)– SP
- Patrícia di Filippi - Diretora e Coordenadora do Laboratório de Imagem e Som da Cinemateca Brasileira - SP
- Regina Celie Simões Marques – Responsável pelos arquivos históricos da CAM/CGSIM/IBRAM - DF
Mediador: Rafael de Luna – pesquisador e professor – UFF - RJ

GUSTAVO DAHL E A PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL
Data: 22/06 | sexta
Hora: de 11h15 às 13h
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
- Exibição de trechos de entrevista de Gustavo Dahl, ao pesquisador Arthur Autran para o filme “A política do cinema”
Duas das três grandes perplexidades e impossibilidades vividas por Gustavo Dahl (as “facadas” como denominou) estão associadas ao mundo da preservação audiovisual. A primeira dizia respeito ao tempo que passou na Cinemateca Brasileira em sua juventude, ao lado de Jean-Claude Bernardet e Paulo Emílio Sales Gomes. A segunda referia-se ao desmonte do sistema carioca de preservação audiovisual ocorrido no início do século XXI, época em que voltou a se engajar na área, à frente do Centro Técnico Audiovisual, onde trabalhou com Débora Butruce, do Conselho da Cinemateca Brasileira, onde conviveu com Arthur Autran, tendo com ele redigido o novo estatuto desta instituição. Conhecer o que o angustiava então e agora pode iluminar os desafios e soluções da eterna “caveira de burro da área”, segundo sua expressão.
Convidados:
- Arthur Autran – Professor e Pesquisador da UFSCAR – SP
- André Gatti – Professor e Pesquisador - SP
- Débora Butruce – Coordenadora do Acervo Audiovisual CTAv - RJ
- Geraldo Veloso - Cineasta - MG
Mediador: Daniel Caetano – crítico de cinema – RJ

WORKSHOP - INFRA-ESTRUTURA DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL DIGITAL E ALTERNATIVAS DE BAIXO CUSTO
Data: 22/06 | sexta
Hora: de 14h30 às 16h30
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação aberta ao público
A construção de um documento digital, quer ele provenha de processo de migração analógicos ou eletrônicos, tornou-se um dos maiores desafios para a manutenção dos arquivos audiovisuais em um futuro muito próximo. Quais habilidades e formação são necessários para a produção e gerenciamento deste tipo de documento? O que fazer com os suportes de base? Como manter a tecnologia acessória funcionando para todas as gerações de uma obra audiovisual?
Convidada Internacional

- Francesca Angelucci – Responsável dell´Ufficio Archivio Filmico al Centro Sperimentale di Cinematografia - Cineteca Nazionale de Italia - ITALIA
Mediador: Marco Dreer – Conservador Audiovisual do Circo Voador – RJ

OS GÊNEROS DOS IRMÃOS FARIAS
Data: 22/06 | sexta
Hora: de 15h às 17h30
Local: AUDITÓRIO II - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação aberta ao público.
Os irmãos Roberto Farias e Reginaldo Faria começaram na direção em momentos distintos. Que discursos críticos, legitimadores ou questionadores cercaram a recepção das obras dos irmãos Farias no exato momento de seus lançamentos, sobretudo nos anos 1960 e 1970, quando parte expressiva do cinema brasileiro foi pautada por visões politizadas da própria estética cinematográfica e, em segundo momento, levou em conta a necessidade de expandir sua circulação e seu alcance discursivo? Como estes filmes, fora do contexto original, permanecem em nossas percepções, ou se reinventam nesta mudança de contexto?
Convidados:
- João Luiz Vieira – pesquisador e professor UFF  – RJ
-  Reginaldo Faria – Cineasta e ator homenageado - RJ
- Roberto Farias – Cineasta homenageado - RJ
Mediador: Francis Vogner dos Reis - jornalista e crítico de cinema - SP

DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO
Data: 22/06 | sexta
Hora: de 17h às 19h
Local: AUDITÓRIO II - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação direcionada aos participantes da Rede Kino

 IV Fórum da REDE KINO (Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual)
1ª Reunião de trabalho dos integrantes da Rede Kino
- Apresentação do site da Rede
- Principais ações da Rede entre junho 2011 e junho 2012
- Relatos de Experiência Cinema-Escola

Coordenação: Adriana Fresquet e Milene Gusmão – coordenadoras da Rede Kino

DIÁLOGOS DO AUDIOVISUAL
Data: 22/06 | sexta
Hora: de 17h às 19h
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação direcionada aos participantes do Encontro Nacional de Arquivos
2ª reunião de trabalho dos participantes do Encontro Nacional de Arquivos
Coordenação: Diretoria ABPA
- Apresentação de relatório de atividades da ABPA 2011/2012

WORKSHOP - ESTRATÉGIAS DE MIGRAÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL
Data: 23/06 | sábado
Hora: de 10h às 12h30
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação aberta ao público 
A simples migração de suportes foto-químicos e eletrônicos revelou-se insuficiente pela falta de padrões rígidos de controle técnico, pela rápida transformação das tecnologias de informação, pela inexistência de fundos financeiros permanentes e pela impossibilidade de preservação de todo o conjunto de criação e apresentação da obra audiovisual. Quais estratégias se impõem no momento em que o volume de produção aumenta e a obsolescência se torna cada vez mais rápida? o que é construir uma nova base física de trabalho a esta altura?
Convidado Internacional
- Carlos Edgar Torres Pérez – Subdirector de  Preservacion de Acervos Cineteca Nacional de Mexico - MEXICO
Mediador: Fabrício Felice – Coordenador de Pesquisa e Documentação do MAM – RJ

WORKSHOP - O IMPACTO DO DIGITAL NA PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL
Data: 23/06 | sábado
Hora: de 14h30 às 16h30
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação aberta ao público e aos participantes do Encontro Nacional de Arquivos
A transição da era da película para a era do digital. Em relevo a excepcionalidade do novo momento para a preservação audiovisual. Ao contrário das transformações tecnológicas anteriores surge agora uma quebra de paradigma e um questionamento radical: manter a infra-estrutura do passado e a relação com tal experiência ou migrar para um novo modus-operandi? Como trabalhar a informação neste novo contexto?
Convidado Internacional
Caroline Frick – Presidente da AMIA - The Association of Moving Image Archivists, Fundadora e Diretora do Texas Archive of the Moving Image e Professora da University of Texas, em Austin - EUA
Mediador: Carlos Roberto de Souza – Professor e pesquisador da UFSCAR - SP

DEBATE - CINEMA E AUDIOVISUAL COMO PRÁTICA SOCIAL
Data: 23/06 | sábado
Hora: de 15h às 17h30
Local: AUDITÓRIO II - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação aberta ao público
Esta mesa reúne reflexões ancoradas em trajetórias e práticas sociais de cinema que abrangem distintas experiências, diversos modus operandi  e locus de realização, desde as ações que estão vinculadas às Universidades e Cinematecas até as que se estruturam a partir das Produtoras Independentes.
Convidados:
- Hernani Heffner – Conservador Chefe da Cinemateca do MAM – RJ
- João Alegria – Gerente de Programação do Canal Futura – SP
- Milene Gusmão – Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb - BA
- Orlando Senna – Cineasta – Projeto Irradiar – RJ
Mediadora: Rosália Duarte - professora PUC- Rio e Rede Kino - RJ

DIÁLOGOS DO AUDIOVISUAL
Data: 23/06 | sábado
Hora: de 16h às 19h
Local: AUDITÓRIO II - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação direcionada aos participantes do Encontro Nacional de Arquivos
3ª reunião de trabalho dos participantes do Encontro Nacional de Arquivos
Coordenação: Diretoria ABPA

O CINEMA BRASILEIRO E A EDUCAÇÃO
Data: 24/06 | domingo
Hora: de 10h às 12h30
Local: AUDITÓRIO II - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação aberta ao público e aos participantes do Encontro Nacional de Arquivos e do Forum da Rede Kino
Esta mesa se propõe debater e problematizar a lei Cristóvão Buarque em diálogo tanto com projetos em andamento que já ensaiam a letra da lei nas suas atividades quanto com representantes de outras instituições diretamente vinculadas à temática.
Convidados:
- Adriana Fresquet – Programa CINEAD/UFRJ - RJ
- Cezar Migliorin - Professor e pesquisador - UFF/RJ
- Cristovam Buarque - Senador/Autor do Projeto de Lei nº 7507/2010 (a confirmar) - DF
- Maria Dora Genis Mourão - Presidente da Forcine e da Sociedade Amigos da Cinemateca - SP
- Simone Monteiro - Projeto Cineclubes nas Escolas – Secretaria de Educação – RJ
Mediadora: Inês Teixeira – Professora da Rede Kino MG

STUDY CASE – LONGA “A MULHER DE LONGE”
Data: 24/06 | domingo
Hora: de 10h às 11h15
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Diálogos do audiovisual– programação aberta ao público
Relatos sobre a pesquisa e experiência de produção do filme que utiliza fragmentos e imagens de arquivo restauradas
Convidados:
- Ernesto Stock – restaurador Cinemateca Brasileira - SP
- Luiz Carlos Lacerda – diretor - RJ
Mediador: Cássio Starling Carlos – jornalista e crítico de cinema - SP

STUDY CASE – LONGA “DINO CAZZOLLA – UMA FILMOGRAFIA DE BRASÍLIA”
Data: 24/06 | domingo
Hora: de 11h30 às 12h30
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Diálogos do audiovisual – programação aberta ao público
Relatos sobre a pesquisa e experiência de produção do filme que utiliza fragmentos e imagens de arquivo restauradas
Convidados:
- Andrea Prates – diretora - RJ
- Cleisson Vidal – diretor  SP
Mediador: Cássio Starling Carlos – jornalista e crítico de cinema - SP

FOTO OFICIAL - ENCONTRO DE ARQUIVOS / REDE KINO
Data: 24/06 | domingo
Hora: de 12h45 às 13h
Local: HALL - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Foto Oficial dos participantes do 7º Encontro Nacional de Arquivos e da Rede Kino

FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL NO BRASIL
Data: 24/06 | domingo
Hora: de 14h30 às 16h30
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação aberta ao público e aos participantes do Encontro Nacional de Arquivos.
Ao estabelecer a disciplina de Preservação Audiovisual junto ao crescente número de cursos de cinema e audiovisual no país, a diretriz curricular para a área sinalizou uma demanda ainda não atendida de fato pelas instituições de ensino superior. Quais os desafios, importância e impacto dessa formação para o setor?
Convidados:
- Eduardo Paiva – diretor da RTV Unicamp e Forcine – SP
- Fernanda Coelho –  técnica de Conservação da Cinemateca Brasileira – SP
- Natália de Castro Soares – conservadora Audiovisual - RJ
- Teder Muniz Moras – coordenador do Centro de Documentação da TV Cultura - SP
Mediador: Fabian Nunez – Professor UFF - RJ

DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO
Data: 24/06 | domingo
Hora: de 15h às 17h30
Local: AUDITÓRIO II - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação direcionada aos participantes da Rede Kino
IV Fórum da REDE KINO (Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual)
2ª Reunião de trabalho dos integrantes da Rede Kino
- Relatos de experiência Cinema-Educação
- Elaboração e aprovação da Carta de Ouro Preto
Coordenação: Milene Gusmão e Adriana Fresquet – coordenadoras da Rede Kino

CONVOCATÓRIA
Data: 24/06 | domingo
Hora: de 17h às 19h
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação direcionada aos participantes do Encontro Nacional de Arquivos.
Assembleia Geral Extraordinária da ABPA para votação do Regimento Interno

NOVOS ESPAÇOS DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL
Data: 25/06 | segunda
Hora: de 10h30 às 12h30
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação aberta ao público e aos participantes do Encontro Nacional de Arquivos
A crescente proposição de novos arquivos audiovisuais em estados tão distintos como Bahia e Amazonas, Rio Grande do Sul e Pernambuco, indica a existência de acervos antigos e novos a demandar tratamento técnico e inserção cultural junto a comunidade local. Alguns projetos são antigos, outros recentes. Quais os empecilhos para sua implantação? Qual o impacto junto ao esforço global de preservação audiovisual brasileiro? A descentralização é o caminho?
Convidados:
- Fernanda Elisa Costa – Pesquisadora e Coordenadora do Acervo Fílmico da Puc-Goiás - GO
- Laura Bezerra - Pesquisadora da UFBA - BA
- Luiz Joaquim - jornalista e crítico de cinema - PE
- Maria Angélica dos Santos – Responsável pelo acervo de filmes da Cinemateca Capitólio – RS
Mediador: Hernani Heffner – Conservador Chefe da Cinemateca do MAM - RJ

CONVOCATÓRIA
Data: 25/06 | segunda
Hora: de 14h às 17h30
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação direcionada aos participantes do Encontro Nacional de Arquivos
Assembleia Geral Ordinária da ABPA para efetivar o que determina o Estatuto no art. 12, incisos I, II, III, IV, VI, X e XI

WORKSHOP - O CINEMA, O CINECLUBE E A CINEMATECA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO AUDIOVISUAL DENTRO E FORA DA ESCOLA
Data: 25/06 | segunda
Hora: de 14h30 às 17h
Local: AUDITÓRIO II - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação aberta ao público
Convidado internacional:
Alain Bergala - Cineasta - FRANÇA
Mediadora: Adriana Fresquet – Programa CINEAD/UFRJ - RJ

DIÁLOGOS DO AUDIOVISUAL
Data: 25/06 | segunda
Hora: de 17h às 18h
Local: AUDITÓRIO I - 2º ANDAR - CENTRO CONVENÇÕES
Programação direcionada aos participantes do Encontro Nacional de Arquivos
- Resoluções finais do 7º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros
- Elaboração da Carta de Ouro Preto 2012 – documento oficial
- Encerramento das atividades do 7º Seminário do Cinema Brasileiro: fatos e memória e do 7º Encontro Nacional de Arquivos

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Rafael, tudo bem? Tentei entrar em contato com você pelo LinkedIn, mas não se funcionou. Você teria um endereço de e-mail para isso? Agradeço sua atenção.
Márcio.

Rafael de Luna disse...

Marcio,
meu email: rafaeldeluna@hotmail.com.
abs