sexta-feira, 17 de setembro de 2010

I Painel de Preservação Audiovisual: Formação e Experiências Internacionais

Divulgo um evento do qual serei o mediador que reune para um debate a "nova geração" de preservadores audiovisuais brasileiros relatando suas experiências profissionais.

Grupo em Preservação Audiovisual tem o prazer de convidar a todos para o I Painel de Preservação Audiovisual: Formação e Experiências Internacionais.
O Painel ocorrerá no auditório da Cinemateca do MAM, no dia 21 de setembro, de 9 às 13h. A programação segue no folder em anexo.

Sobre os participantes:

Rafael de Luna Freire

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Imagem e Informação da Universidade Federal Fluminense e diretor da Associação Cultural Tela Brasilis. Foi professor da disciplina Preservação, Memória e Políticas de Acervos Audiovisuais do curso de cinema da UFF entre 2007 e 2009. Atualmente está licenciado de seu cargo na Cinemateca do MAM, onde trabalha desde 2002. É autor de pesquisas e estudos sobre a história do cinema brasileiro, entre eles o livro Navalha na tela: Plínio Marcos e o Cinema Brasileiro (2008), baseado em sua dissertação de mestrado.

Fabricio Felice

Graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, é profissional da área de preservação audiovisual desde 2002. Exerceu atividades na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Arquivo Nacional e na Cinemateca Brasileira. Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos.

Lila Foster

Mestre em Imagem e Som pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (PPGIS) e formada em Filosofia (2005) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP). Durante a graduação participou do Programa de Iniciação Científica (CNPq) com projeto intitulado O realismo cinematográfico de André Bazin. Atuou como preservacionista audiovisual na Cinemateca Brasileira e atualmente trabalha como crítica de cinema na revista eletrônica Cinética. O seu trabalho de pesquisa se concentra no acervo de filmes domésticos da Cinemateca Brasileira e na preservação e no levantamento da produção amadora no Brasil.

Tatiana Novás de Souza Carvalho

Formada em Jornalismo pela PUC em 1999. Cursou Cinema na UFF a partir de 2000 e lá entrou em contato com a preservação de filmes pela disciplina Preservação e Restauração de Filmes, ministrada por Hernani Heffner. Em 2002 começou a trabalhar no departamento de documentos audiovisuais do Arquivo Nacional e, em 2006, na Cinemateca do MAM por ocasião da reforma de sua reserva técnica. Formou-se pela L. Jeffrey Selznick School of Film Preservation, na George Eastman House (EUA), em 2008. Lá ganhou uma bolsa-prêmio para restaurar um curta-metragem no laboratório Haghefilm, em Amsterdã, e apresentá-lo no festival de cinema silencioso de Pordenone, na Itália. Atualmente trabalha na Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles.

Débora Butruce

Com experiência na preservação de acervos audiovisuais, atua na área desde 2000. Desde 2007 é preservadora-chefe do acervo audiovisual do Centro Técnico Audiovisual – CTAv e atualmente também é coordenadora técnica do projeto Digitalização de Acervos e Banco de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros, desenvolvido em parceria com a Cinemateca Brasileira. Atuou em diversas instituições na área, como a Cinemateca do MAM e o Arquivo Nacional, com passagens por instituições estrangeiras como a Filmoteca Española e a Escuela Internacional de Cine y TV de San Antoni o de los Baños (EICTV), em Cuba.

Cristiana Miranda

Fotógrafa e realizadora. Formada em Ciências Sociais pela PUC RJ, com mestrado em Comunicação pela UFRJ e especialização em Restauração Fotográfica na Especialidad en Conservación y Restauración de Fotografías, pelo Programa Internacional da Escuela Nacional de Conservación, Restauración y Museografía Manuel del Castillo Negrete, México.

Nenhum comentário: