terça-feira, 9 de maio de 2017

Petição contra a mudança do MIS-BH


Foi com imenso espanto que ontem tivemos conhecimento de uma publicação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte em que nesta afirma-se que serão feitos investimentos no Cine Santa Tereza em função de um deslocamento do acervo do MIS, da Av. Alvares Cabral, para o local.

A constituição do MIS (antigo CRAV) ocorreu devido a uma extensa e árdua batalha pela preservação da memória, não apenas audiovisual, de nossa cidade. A adaptação do acervo ao espaço demandou anos de estruturação e de investimentos. Hoje o MIS-BH guarda não apenas acervos audiovisuais, mas também fotográficos, fonográficos, dentre outros. As salas são climatizadas e existe uma equipe capacitada e apta não apenas para salvaguardar o acervo, bem como para a sua recuperação e restauração.

A utilização do Cine Santa Tereza, outro espaço que foi conquistado pela sociedade a duras penas, para a guarda de acervos é equivocada e anti-funcional. O espaço em questão cumpre hoje um importante papel de difusão, exibição e formação audiovisual, indisponível em outros aparelhos do município. Entulhar o acervo audiovisual do município no espaço do Cine Santa Tereza e desocupar o MIS é um desserviço aos dois espaços e as suas funções.

É incompreensível e incoerente ainda que diante do anúncio de corte nos cargos e no orçamento do município em função da escassez de recursos deste, que a prefeitura anuncie investimentos, ainda não comprovados, para a modificação de um aparelho que foi entregue a pouco tempo à população. A própria Lei Municipal de Incentivo a Cultura de BH definha por ausência de recursos, e o edital de 2016 até o momento não foi lançado.

Além desta questão, não podemos deixar de lamentar a forma apressada e impositiva que a notícia foi vincula. Não houve a abertura de diálogo com o setor audiovisual, da preservação, e sequer dos próprios funcionários do MIS-BH.

O MIS-BH nos é muito caro e desde já nos posicionamos contrários a este ataque a memória da cidade de Belo Horizonte. Nos mobilizaremos e buscaremos o apoio de todas as instâncias cabíveis, inclusive à justiça, se assim for necessário, para que tal disparate não se concretize. Os prejuízos para o acervo que conta parte da história de nossa cidade são incalculáveis caso esta decisão equivocada seja mantida.

Diante deste fato solicitamos a todos que são contrários a mudança do local atual do MIS-BH que subscrevam este documento em apoio a manutenção deste no local em que se encontra atualmente.

Podem subscrever entidades, representantes de instituições e pessoas físicas.


Associação Curta Minas/ABD-MG.

Nenhum comentário: