terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Relatório final do GT de Preservação do Fórum de Tiradentes 2023

Após a tragédia que assolou o Brasil nos últimos anos, especialmente para o campo da cultura e da memória, torna-se necessário reconstruir o país - e o seu audiovisual, por exemplo. Nesse sentido, no final de 2022, sob a iniciativa de Mário Borgneth e Alfredo Manevy, foram criados cinco Grupos de Trabalho (GTs) dedicados aos campos da Produção, Exibição, Distribuição, Formação e Preservação audiovisuais. Os GTs foram integrados por profissionais de cada especialidade para subsidiar o novo governo com as demandas, opiniões e sugestões do campo do audiovisual. Fui convidado a integrar o GT de Preservação pelo seu coordenador, Hernani Heffner, tendo como meta a reunião presencial entre todos os grupos de trabalho no Fórum de Tiradentes, realizado durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro de 2023.


Nosso GT teve diversas reuniões remotas entre dezembro e janeiro, para redigir um texto base que foi levado ao Fórum de Tiradentes, contando ainda com colaborações enviadas, por email, através da Universo Produção, por toda e qualquer pessoa interessada. Durante a mostra, os GTs tiveram novas reuniões e debates, incluindo uma plenária na qual o texto base foi lido e discutido.

O Fórum de Tiradentes resultou num documento conjunto a ser entregue ao governo brasileiro, assim como a Carta de Tiradentes 2023.

Entretanto, cada GT também finalizou um relatório próprio, mais extenso e detalhado. Esse também foi o caso do GT de Preservação.

O texto que está sendo compartilhado aqui é um dos mais importantes já produzidos sobre o campo da preservação audiovisual no Brasil. Além de um extenso e detalhado diagnóstico sobre a situação atual do setor, ele apresenta uma série de sugestões e propostas concretas para seu desenvolvimento. São propostas a curto, médio e longo prazo, voltadas para setor privado, para o legislativo, e para os governos federal, estaduais e municipais. Os desafios, dificuldades e necessidades do campo são tratados de forma ampla e minuciosa. 

Não se trata de um texto final, mas é, sem dúvidas, um excelente ponto de partida para a inadiável implantação de uma política pública para o campo da preservação audiovisual no Brasil.

Acesse aqui o RELATÓRIO FINAL DO GRUPO DE TRABALHO DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL - FÓRUM DE TIRADENTES 2023

Um comentário:

JLVieira disse...

Excelente radiografia propositiva de ações e sugestões para área da Preservação Audiovisual. De certa forma, amplia e vai muito além do PNPA conceituado na CineOP. Parabéns a todas e todos que participaram desse GT, neste momento privilegiado de reconstrução de um país.