CGI.br anuncia Zappiens.br, serviço gratuito de vídeos
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o Arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal, lança o Zappiens.br, um serviço gratuito de distribuição de vídeos com conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa.
Inicialmente, os interessados encontrarão disponíveis para consulta materiais do próprio CGI.br, da USP e do Arquivo Nacional, como os Cinejornais - noticiários transmitidos em cinemas brasileiros entre as décadas de 30 e 70.
De acordo com o conselheiro do CGI.br, Henrique Faulhaber, o Zappiens.br oferece, pela primeira vez, a oportunidade de reunir e tornar público acervos raros e exclusivos que podem ser utilizados como fonte para estudo e pesquisa. "Com acesso gratuito, o objetivo é disseminar cultura, informação científica e tecnológica entre diversas comunidades", comenta o executivo.
"O Portal Zappiens.br, ao disponibilizar os cinejornais da Agência Nacional, irá proporcionar ao cidadão a oportunidade de acessar e pesquisar na web um rico acervo de imagens em movimento, que retratam a história de nosso país entre as décadas de 30 e 70, divulgando o acervo, facilitando o acesso e colaborando para um melhor atendimento ao usuário do Arquivo Nacional", afirma o professor Jaime Antunes da Silva, diretor-geral do Arquivo Nacional.
A iniciativa é fruto da comissão de trabalhos de conteúdos digitais do CGI.br, que identificou a necessidade da implementação de repositórios de vídeos para uso público, tanto para pesquisa como para o ensino em geral. O Zappiens.br possui um sistema de busca apurado, que funciona tanto por meio de palavras-chave como por tags, facilitando a organização dos conteúdos. Além disso, não há limite de tamanho para os arquivos de vídeo.
A ferramenta será fomentada por meio de acordos com diversas organizações. "O Zappiens.br está aberto e em busca de novas parcerias e acordos de cooperação com instituições públicas, universidades e empresas que disponham de acervos em vídeo", reforça Henrique Faulhaber.
http://www.zappiens.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário