sábado, 16 de outubro de 2010

Encontro Nacional de Arquivos Audiovisuais

Na próxima quarta-feira começa o IV Congresso Nacional de Arquivologia - CNA, em Vitória, Espírito Santo. Participarei do Encontro Nacional de Arquivos Audiovisuais que será realizado durante o evento, e ministrarei um mini-curso. Segue abaixo a programação, que pode ser encontrada no site do CNA.

Dia 22/10
5
- Encontro Nacional de Arquivos Audiovisuais:
Coordenadores: Marcelo Nogueira de Siqueira (Arquivo Nacional)

13h30 - Abertura: André Malverdes (UFES)

13h40 - Conferência: “A Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros”
Marcelo Nogueira de Siqueira (Arquivo Nacional)

14h10 - Mesa 1: Acervos e Pesquisa no Audiovisual
Mediadora: Anna Carla Mariz (UNIRIO)

A história do mercado exibidor cinematográfico local através da pesquisa em jornais e dos arquivos pessoais: um estudo de caso do “Projeto Cine Memória: a história das salas de cinema do ES”
André Malverdes (UFES)

Terminologia em arquivos audiovisuais
Thiago Vieira (Arquivo Nacional)

Perspectivas para a digitalização de películas cinematográficas no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Sergio Oliveira Dias (Arquivo Público do Estado do Espírito Santo)

15h40 - Mesa 2: Políticas de preservação e conservação preventiva
Mediador: Mauro Domingues (Arquivo Nacional)

Higienização e acondicionamento de documentos sonoros do Arquivo Nacional
Mauro Domingues (Arquivo Nacional)

Conteúdos Multimídia: convergência, integração e preservação

Antônio Carlos de Almeida (Rede Gazeta)

O campo da preservação audiovisual: reflexões e perspectivas
Rafael de Luna (UFF/ABPA)


MINI CURSO 1 - dias 20 e 21/10

O que é cinema? Conhecer para preservar: subsidios para identificação e classificação de obras audiovisuais em suporte cinematográficos, com o Prof. Rafael de Luna (UFF/MAM-RJ)


Inspirando-se no título do livro do célebre crítico francês André Bazin (qu'est-ce que le cinéma?) e no do fundamental trabalho do arquivista audiovisual espanhol Alfonso Del Amo (Classificar para preservar), o mini-curso pretende, inicialmente, questionar o que vem a ser o que chamamos de cinema ou filme. A partir dessa indagação e nos remetendo, através da história do pré-cinema (com menção ao teatro de sombras, lanterna mágica, teatro ótico, kinetoscopio, mutoscópio etc.), à origem no final do século XIX do que hoje entendemos como o espetáculo cinematográfico - a projeção de imagens fotográficas em movimento e sua visão coletiva por uma platéia -, consolidaremos uma definição de registro ou documento audiovisual.

A partir daí, o mini-curso investirá na análise das diversas caracterísicas físicas dos registros das imagens em movimento, acompanhadas ou não de som, ao longo do século XIX e XX, descrevendo singularidades referentes ao tipo de suporte plástico, emulsão fotográfica, bitola, formato, perfuração etc., fornecendo subsídios para a classificação adequada dos materiais cinematográficos.

Por fim, nos remetendo a reflexões no campo da preservação audiovisual, da história e teoria do cinema, debateremos a equivalência entre a preservação do documento audiovisual e a preservação do cinema, atentando para particularidades sociais, estéticas, tecnológicas e econômicas da exibição cinematográfica.

O mini-curso constitirá em aulas expositivas, acompanhadas da exibição em powerpoint de imagens ilustrativas dos temas tratados, da projeção de vídeos relacionados às questões discutidas, e da apresentação física de materiais fílmicos para exemplificar suas diferentes características.

Nenhum comentário: