Abaixo o documento produzido pela ABPA ao final da mostra de cinema de Ouro Preto, encerrada na última segunda-feira, dia 17 de junho. Seu conteúdo é bastante significativo das ambições da ABPA, assim como das possibilidades que se abrem no horizonte e representam um futuro promissor para suas ações.
Carta de Ouro Preto - 2013
Os membros da Associação Brasileira de Preservação
Audiovisual - ABPA reunidos no Encontro Nacional de Arquivos e Acervos
Audiovisuais por ocasião da 8ª Mostra de Cinema de Ouro Preto - CINEOP, vem a
público manifestar as seguintes proposições, resoluções e demandas:
Afirmar a parceria entre a ABPA e o Ministério da Cultura -
MinC / Secretaria do Audiovisual - SAv para atuarem de forma conjunta na
construção de políticas públicas para a preservação audiovisual no país, visando
desenvolver uma agenda de trabalho e ações concretas voltadas para a
salvaguarda dos acervos audiovisuais brasileiros, a valorização dos
profissionais de preservação audiovisual e a implementação de um Plano Nacional
de Preservação Audiovisual;
Incluir a área de preservação audiovisual no Conselho
Consultivo da SAv;
Incluir a área de preservação audiovisual no Conselho
Superior de Cinema;
Desenvolver em conjunto com MinC/SAv um edital destinado à
modernização de infraestrutura de conservação de acervos audiovisuais
brasileiros;
Criar em conjunto com MinC/SAv e o Laboratório de Aplicações
de Vídeo Digital - LAViD / Universidade Federal da Paraíba - UFPB, um programa
de digitalização ou replicação de acervos audiovisuais brasileiros dentro de
rigorosos padrões de segurança, integridade e simplicidade de acesso,
mantendo-se a autonomia institucional, pública ou privada, jurídica ou física,
na utilização dos mecanismos a serem criados. Este programa deverá ter dimensão
nacional, mantendo uma distribuição regional equitativa, de forma multipontual
e contemplando a instalação de limpeza fotoquímica, magnética e
eletroeletrônica, assim como telecinagem, escaneamento e tecnologia da
informação;
Desenvolver, em conjunto com o Centro Técnico Audiovisual -
CTAv / SAv, projetos e programas de formação de recursos humanos, de curto e
médio prazos, para a área de preservação audiovisual que contemplem diferentes
perfis profissionais envolvidos no campo;
Formar grupo de estudos para desenvolver um projeto de
formação técnica e acadêmica em preservação audiovisual que contemple tanto práticas
como conhecimento teórico definidores deste campo, abrangendo toda a
complexidade da materialidade audiovisual;
Reiterar o cumprimento da determinação do Conselho Superior
de Educação do Ministério da Educação - MEC e da recomendação do Fórum
Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual - FORCINE de inclusão da
disciplina de preservação audiovisual na grade curricular dos cursos
universitários de cinema e audiovisual do país;
Pleitear uma linha de investimento em preservação
audiovisual junto ao Fundo Setorial do Audiovisual - FSA;
Recomendar expressamente a revisão das regras de formulação
de concursos públicos voltados para instituições de preservação de obras
audiovisuais, tendo em vista a adequação da formação técnica dos futuros funcionários
às necessidades e especificidades do setor;
Incluir na legislação o reconhecimento de profissionais de
preservação audiovisual, considerando sua multidisciplinaridade e formações
diferenciadas, sem excluir ou restringir o exercício profissional a uma
determinada categoria;
Apoiar os projetos de alteração da atual Lei de Direitos
Autorais, para conferir segurança jurídica às ações de preservação audiovisual,
com particular atenção às ações de acesso sem fins comerciais;
Participar da Conferência Nacional de Arquivos;
Inserir a preservação audiovisual no Sistema Nacional de
Patrimônio, buscando diálogo com o Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional - IPHAN, o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, e outras
entidades afins;
Inserir a preservação audiovisual no Plano Setorial de Audiovisual
e também no Plano Setorial de Patrimônio, previstos no Sistema Nacional de
Cultura;
Solicitar o credenciamento de novas instituições de
preservação audiovisual como repositórios nacionais de depósito legal de obras
audiovisuais além da Cinemateca Brasileira, assim como estimular o
desenvolvimento da mesma medida em nível estadual e municipal;
Reconhecer os avanços e conquistas alcançados por
instituições como a Cinemateca Capitólio (RS) e o Centro de Referência
Audiovisual - CRAv (MG), e saudar a perspectiva de criação de uma Cinemateca
Mineira e do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte;
Estabelecer acordos internacionais de cooperação técnica em
preservação audiovisual;
Alertar para o risco iminente de perda de acervos de
televisão, particularmente aqueles que possuam obras em bitolas obsoletas como
Quadruplex, 1 polegada e U-Matic, insistindo na necessidade de urgentes
investimentos na manutenção ou recuperação de equipamentos, assim como na
valorização e transmissão de uma expertise técnica em vias de desaparecimento;
E ressaltar a retomada do diálogo com a Cinemateca Brasileira
e sua disposição para a interlocução com a ABPA.
Diante dos avanços conquistados nesta edição do Encontro
Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais, a ABPA reafirma a importância fundamental
da Mostra de Cinema de Ouro Preto - CINEOP como fórum privilegiado para a
reflexão e encaminhamento das ações sobre preservação audiovisual no Brasil.
A entidade mantém o compromisso de continuar a luta pelo
desenvolvimento de toda e qualquer ação necessária à excelência da preservação
audiovisual brasileira.
Ouro Preto, em 16 de junho de 2013.
Associação Brasileira de Preservação Audiovisual - ABPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário