quarta-feira, 5 de junho de 2013

Um exemplo a ser copiado: AMIA Film Advocacy Task Force

A AMIA (Association of Moving Image Archivists) criou uma força tarefa, formada por arquivistas audiovisuais e preservadores, que, reconhecendo a importância e a estabilidade da película como mídia, se dedicada a criar maneiras de promover, encorajar e facilitar o uso da película cinematográfica e fortalecer a relação entre arquivos, repositórios e usuários de filmes. O crescente uso da tecnologia digital tem tornado cada vez mais difícil o acesso a cópias em película e a filme virgem.
Várias iniciativas são encabeçadas pelo FATF (Film Advocacy Task Force), como apoiar os cinemas que desejem, mesmo tendo instalado equipamentos digitais, continuar projetando filmes em película. Outra iniciativa, já com o resultado disponível no site, é a listagem de laboratórios comerciais que ainda trabalhem com filme. Outro recurso disponível no site é o AMIA Theater Presentation Guidelines, um breve, prático e sucinto guia com regras, conselhos e sugestões para a projeção de filmes em película.
No Brasil, onde vivenciamos um enorme esforço em superar nosso "atraso" na digitalização das salas de cinemas (ver este post, por exemplo), uma iniciativa como essa também seria bem-vinda.