quinta-feira, 2 de maio de 2013

Prédio do Cinema Plaza é demolido!

O prédio onde ficava o Cinema Plaza, inaugurado em 1936 e um dos mais importantes da história do Rio de Janeiro, depois de anos abandonado, foi completamente demolido sem chamar atenção da imprensa.
O abandono do prédio foi mostrado em post de janeiro deste ano no blog.
Novamente através de fotos e informações de Silvia Steinberg, professora da ESDI cujo terreno dá de fundos para o prédio do Plaza, registramos esse atentado contra a memória dos antigos cinemas da cidade.
O prédio do Plaza dará origem a um prédio comercial. Lembremos que o Plaza fica na Rua do Passeio, nos arredores da Cinelândia, ao lado de outros prédios históricos, como o do Cinema Palácio (ainda fechado) e o do Automóvel Clube do Brasil (igualmente fechado), sem falar no prédio do igualmente memorável Cinema Metro-Passeio (para variar, também fechado).

Um comentário:

Rafael de Luna disse...

Passando em frente ao prédio na última terça-feira, dia 7 de maio de 2013, ficou claro para mim que, da rua, não dá para perceber que a sala do cinema Plaza originalmente existente foi demolida. Na fachada, de pé e coberta por placas de obras, o pedestre tem a impressão de que o prédio está sendo inteiramente reformado, sem perceber o que é feito em seu interior.